Happy B'Day: Álbum 'Britney' completa 13 anos!


'Britney' é o terceiro álbum de estúdio da cantora pop norte-americana Britney Spears, lançado a 6 de novembro de 2001 pela Jive Records. Vendeu cerca de 18 milhões de cópias. No Brasil vendeu aproximadamente 500 mil cópias, uma ótima marca para artistas internacionais no país. O álbum foi marcado por ter letras mais desenvolvidas e mais adultas. O disco marca a transição de Britney Spears de cantora adolescente para uma cantora pop voltada para o público mais adulto e com faixas mais destinadas às pistas de dança. O álbum tem um estilo de música como o R&B e hip hop, com temas que abordam a chegada à idade adulta, o medo de crescer e sexualidade. Britney ousou na produção, tendo os colaboradores já conhecidos como Max Martin e Rami Yacoub, e diversos produtores novos, entre eles o então namorado de Britney, Justin TimberlakePharrell WilliamsThe Neptunes e outros. A própria Spears desempenhou um papel mais importante no álbum, escrevendo 5 das 12 faixas do disco, além de duas outras que são faixas bônus.

Após o seu lançamento, Britney recebeu críticas mistas pelos críticos de música pop contemporânea, que elogiaram o amadurecimento de Spears, mas criticaram suas novas formas, mais provocantes e sensuais. Como quase todos os álbuns de Britney, este também estreou direto na primeira posição da Billboard 200, vendendo 748 mil cópias apenas na primeira semana, recorde quebrado pela própria dois anos depois com o lançamento do álbum In the Zone, lançado em novembro de 2003.

O álbum rendeu seis singles, que pela primeira vez não entraram no Top 10 da Billboard Hot 100. "I'm

a Slave 4 U" fez polêmica devido ao controverso videoclipe, que mostrou um lado mais provocante e sensual de Spears. "Overprotected" foi bem recebida nos charts da Europa, e a versão "Darkchild Remix" de Overprotected foi famosa devido ao videoclipe. "Overprotected", "I'm Not a Girl, Not Yet a Woman" e "I Love Rock 'n Roll" foram famosas ao ser tocadas no filme de 2002 de Spears, Crossroads - Amigas Para Sempre. "Boys" foi famosa devido a versão "The Co-Ed Remix", que traz a participação de Pharrell Williams, um dos produtores do álbum, e foi famosa ao ser incluída no filme Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro.

Singles

"I'm a Slave 4 U" (em portuguêsEu sou uma escrava para você) foi lançado como o primeiro single do álbum Britney a 24 de Setembro de 2001, mesmo dia em que estreou o polêmico clipe. O vídeo foi dirigido por Francis Lawrence nos dias 1 e 2 de setembro de 2001 e estreou através da série Making the Video, e foi polêmico por mostrar um lado mais provocante e sensual de Britney Spears. O vídeo recebeu três nomeações no MTV Music Video Awards 2002.



"Overprotected" (em portuguêsSuper protegida) foi lançada como o segundo single do álbum a 11 de novembro de 2001 digitalmente, e foi muito bem sucedida na Europa. O vídeo original da canção foi dirigido por Billie Woodruff. A versão Darkchid Remix foi lançada em dezembro de 2001, e o teledisco da canção foi gravado nos dias 2 e 3 de março na Califórnia e estreou em 26 de março de 2002, sob a direção de Chris Applebaum. O vídeo da versão original fala sobre Spears vivendo uma garota cercada por paparazzis e querendo ficar sozinha, mas um grupo de adolescentes a interrompe e ela começa a fazer seus passos de dança. O segundo vídeo fala sobre Spears sendo criticada por ser mais sensual, e sendo super protegida por guarda costas.



"I'm Not a Girl, Not Yet a Woman" (em portuguêsEu não sou uma menina, mas ainda não sou uma mulher) foi lançada como o terceiro single do álbum a 5 de fevereiro de 2002, e fez parte do primeiro filme de Spears, Crossroads - Amigas Para Sempre. O vídeo da canção foi gravado no Antelope Canyon, em Arizona nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2001 sob a direção de Wayne Isham, que viria a trabalhar novamente com Spears no vídeo acompanhante para o segundo single do álbum Blackout, "Piece of Me", e estreou em março de 2002 na série Making the Video, sendo o vídeo mais simples do álbum.



"I Love Rock 'n Roll" (em portuguêsEu amo Rock 'n Roll) foi lançado como o quarto single do álbum, escalado inicialmente como o quarto single do álbum promocionalmente para a Austrália. O single é um cover da canção que ficou famosa na voz de Joan Jett & The Blackhearts. O vídeo foi dirigido por Chris Applebaum, e apresenta Spears cantando a canção num cenário vermelho com cenas intercaladas de Spears no cenário em preto e branco.



"Anticipating" (em portuguêsAntecipada) foi lançada como single promocional para a França a 1 de julho de 2002, e é uma canção com influências do estilo disco. A canção não obteve um grande sucesso comercial, atingindo um pico de apenas número trinta e oito. A canção também não teve um vídeo oficial, mas ganhou um vídeo promocional através da performance do single no show de Las Vegas da turnê Dream Within a Dream, de 2002.




"Boys" (em portuguêsGarotos) foi lançada como o sexto e último single do álbum a 2 de agosto de 2002 e possui duas versões: A versão do álbum, que mostra Spears cantando sob vocais sussurrados num estilo de balada, e a versão "The Co-Ed Remix", que traz a participação de Pharrell Williams, um dos produtores do álbum e que se tronou a versão do single.


Download:

Saturday Night Live HQ (2002) - Legendado



[ÁUDIO] DREAM WITHIN A DREAM TOUR LIVE FROM LAS VEGAS


Dream Within A Dream Tour - Áudios e Shows

[Fontes] Britney

Recepção da crítica


David Browne, do Entertainment Weekly: 
"Tem um momento virginal de uma adolescência desajeitada e alguns novos movimentos tentativos".

Stephen Thomas Erlewine:
"Esforça-se para aprofundar o jeito pessoal [de Britney]" e prova: "Ela vai saber o que fazer quando o fenômeno teen-pop de 1999-2001 passar para o bem.

Revisor da Billboard: 
"É uma coleção bem variada, totalmente satisfatória".

Ted Kessler: 
"O álbum do ano está vindo" e brincou: "Funciona melhor quando fazer um bom queijo pop e sanduíche de dança".

Stephen Thompson, do The A.V. Club:
"A música só [não é] pegajosa e que apesar de nem a menina nem mulher, Spears inspira uma raiva em seu próprio crescimento".



"Este é o primeiro álbum que eu realmente escrevi e levou meu tempo, então quando eu realmente ouvir o álbum inteiro, será muito mais especial. Eu não sei se eu sou a melhor compositora do mundo, mas eu tinha que fazer muita diversão e espero ficar melhor e crescer."

Spears falando sobre sua experiência de composição para Britney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário